sábado, 19 de abril de 2008

NEOPLATONISMO DE SACCAS, PLOTINO E DISCÍPULOS - Parte 04

A inteligência (Logos) emana por causa da necessidade de conhecer. Ora, o conhecer supõe a composição de sujeito e objeto. Logo, a inteligência se distinguiu de Deus. Poder-se-ia contestar a Plotino, que Deus poderia coincidir com o mesmo pensar. Ainda que em abstrato se conceba a divisão em Deus, concretamente ela não está impedida de simultaneidade. De maneira geral, o Logos é a imagem do Uno e é menor do que ele.
O Logos é a imagem do Uno Mas se diversifica em muitas idéias, por não poder apreender de uma só vez o Uno. Tais idéias equivalem às idéias arquétipas de que fala Platão; em Plotino, ela são efetivamente idéias, ao passo que em Platão elas são idéias reais. Na prática, não há grande diferença entre idéias reais de Platão e o Logos de Plotino, se se considerar apenas uma e a outra entidade; a diferença maior quando Plotino diz que do Uno deriva o Logos, por sua vez do Logos a Alma do mundo. O Logos exerce ainda a função de Demiurgo, aproveitando-se das idéias para realizar os novos seres, tendo-as como modelos.
O Lógos, portanto é o Senhor, à semelhança como dele se diz na doutrina cristã.

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