sábado, 4 de outubro de 2008

SISTEMAS FINANCEIROS COMO FATOS SOCIAIS - Parte 04

3. Sistemas Financeiros

Na disciplina de Finanças é encontrado o conceito de Sistemas Financeiros [SF]: “é a superestrutura que tenha como objetivo normalizar, organizar e facilitar o trânsito de valores dentro de uma determinada sociedade”.
Em economias em desenvolvimento estes sistemas estão reduzidos a bancos comerciais que operam no mercado com a captação de depósitos monetários e a realização de empréstimos. Os países com maior desenvolvimento são capazes de oferecer outros serviços, tias como investimentos em renda fixa e variada, financiamentos, créditos mobiliários, dentre outros.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SISTEMAS FINANCEIROS COMO FATOS SOCIAIS - Parte 03

2.1 Método para análise

O fato social é analisado de forma sistemática, sempre se desconfiando de todas as impressões do fato social e afastando-se do senso comum, de opiniões formadas de forma não-científica pela coletividade e carregadas de preconceitos e juízos de valor.

"Em primeiro lugar, é independente de qualquer filosofia. Em segundo lugar, o nosso método é objetivo. É totalmente dominado pela idéia de que os fatos sociais são coisas e devem ser tratados como tais Mas, se consideramos os fatos sociais como coisas, consideramo-los como coisas sociais. A terceira característica do nosso método é ser exclusivamente sociológico Mostramos que um fato social só pode ser explicado por um outro fato social e, simultaneamente, como este tipo de explicação é possível assinalando no meio social interno o motor principal da evolução coletiva. Tais nos parecem ser os princípios do método sociológico".[WI]

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SISTEMAS FINANCEIROS COMO FATOS SOCIAIS - Parte 02

2. Fato Social

Durkheim desenvolveu o conceito de Fato Social, que deve ser tratados como “coisa”, sendo o objeto da Sociologia e tendo um método próprio para seu estudo. O Fato Social apresenta três características fundamentais:
  • Exterioridade: não são internos ao indivíduo, é formado por padrões de pensamentos e comportamentos que são transmitidos pela sociedade na qual o mesmo está inserido.
  • Generalidade: o fato social atinge todos os membros de uma sociedade e não uma parcela específica.
  • Coercitividade: é o grau de força deste fato social, não sendo possível ao indivíduo escapar do padrão social, que o força a cumpri-lo.

"É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior; ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais".[WI]

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SISTEMAS FINANCEIROS COMO FATOS SOCIAIS - Parte 01


1. Emile Durkheim


Durkheim nasceu na França ( 1858-1917 ) e é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, combinando a pesquisa empírica com as teorias sociológicas. Assim, projetou a sociologia como disciplina científica e acadêmica, sendo o responsável por definir seu objeto e o método de estudo.

Emile Durkheim

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Parte 02

Senso Comum e Senso Crítico

O professor que se baseia na Filosofia da Educação pode auxiliar o aluno a discernir entre o senso comum e o senso crítico, permitindo o desenvolvimento e a evolução sócio-ambiental do discente.

O estudo do ser-no-mundo, da cultura e de seu meio aumenta a compreensão tanto do professor quanto do aluno, levando ao descobrimento de novas formas de estar no mundo.

Linguagem

A linguagem é toda expressão que tenha como objetivo a comunicação. Diversas linguagens podem ser utilizadas no processo de educação, desde a oral e a escrita, mais comuns na metodologia atual, até a dança, pintura e o teatro.

Neste campo há uma ciência específica, chamada de semiótica. Nela tempos as presenças dos sinais e dos signos, cujas diferenciações são necessárias para se entender a transmissão de conhecimento. A primeira denota os estímulos produzidos pelos objetos do mundo; já o segundo, são quaisquer estímulos percebidos pela pessoa humana.

Conclusão

A Filosofia da Educação engloba as discussões vivenciadas na área educacional e diferencia-se de outras áreas como a pedagogia e a didática. Ela é de suma importância para que o licenciando compreenda os fundamentos da educação e possa refletir sobre atingir seu objetivo de transmissão de conhecimento, mostrando ao aluno a diferença entre o senso comum e o senso crítico através da utilização adequada das linguagens.



Bibliografia e Sites consultados

LATERZA, Moacyr. Filosofia da Educação – Volume I. Editora Herder, SP.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/PHILOS/filed77-2.htm

[GHI] - GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é pedagogia? - http://www.centrorefeducacional.com.br/pdaguira.htm

domingo, 21 de setembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Parte 01

Introdução

Educar é o ato desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais do ser humano. A educação é um dos temas mais importantes do conhecimento humano, pois proporciona a separação do mundo mítico e imediatista do mundo filosófico-científico, permitindo maior compreensão do nosso mundo e acerto nas decisões que devem ser tomadas no dia-a-dia. A filosofia se volta sobre a práxis humana. Quando voltada para a educação, a filosofia reflete sobre a prática na educação.

De acordo com [GHI] “Pedagogia, didática e educação estão ligadas. Mas a filosofia da educação é um saber mais independente, que pode ou não ter um vínculo com os saberes da pedagogia e da didática, ou do saber-prático (e imediato) que faz a educação acontecer. O termo “filosofia da educação” aponta para um tipo de saber que, de um modo amplo, é aquele acumulado na discussão sobre o campo educacional. Faz assim ou para colocar valores e fins e legitimá-los através de fundamentos, ou para colocar valores e fins e legitimá-los através de justificações. Há, portanto, dois grandes tipos de filosofia da educação: a filosofia da educação que serve como fundamentação para a pedagogia e filosofia da educação que serve como justificação”.

A Filosofia da Educação permite a reflexão sobre a educação do ser humano em seus mais diversos focos; com ela, a pedagogia e a sociologia da educação também podem ser aprimoradas, questionadas e evoluírem cientificamente.

A atitude filosófica perante a educação busca a causa de determinados fatores que ocorrem nas instituições educacionais, em programas governamentais, os objetivos de determinados estudos e delineia as mudanças que devem ocorrer de acordo com os paradigmas de cada época.

O licenciando de qualquer matéria necessita conhecer as bases filosóficas que trouxeram a educação até o ponto que se encontra hoje; mais do que isso, mister se faz o conhecimento profundo dos fundamentos filosóficos educacionais para compreender seu contexto e até mesmo propor novas formas pedagógicas a fim de tornar a educação mais adequada a uma determinada realidade.

sábado, 20 de setembro de 2008

Cooperativas autogestionárias

Vídeo sobre cooperativas autogestionárias na grande São Paulo (Brasil). Uma aula sobre autogestão, baseada no trabalho realizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (um projeto de extensão da USP).

Veja aqui.