Senso Comum e Senso Crítico
O professor que se baseia na Filosofia da Educação pode auxiliar o aluno a discernir entre o senso comum e o senso crítico, permitindo o desenvolvimento e a evolução sócio-ambiental do discente.
O estudo do ser-no-mundo, da cultura e de seu meio aumenta a compreensão tanto do professor quanto do aluno, levando ao descobrimento de novas formas de estar no mundo.
Linguagem
A linguagem é toda expressão que tenha como objetivo a comunicação. Diversas linguagens podem ser utilizadas no processo de educação, desde a oral e a escrita, mais comuns na metodologia atual, até a dança, pintura e o teatro.
Neste campo há uma ciência específica, chamada de semiótica. Nela tempos as presenças dos sinais e dos signos, cujas diferenciações são necessárias para se entender a transmissão de conhecimento. A primeira denota os estímulos produzidos pelos objetos do mundo; já o segundo, são quaisquer estímulos percebidos pela pessoa humana.
Conclusão
A Filosofia da Educação engloba as discussões vivenciadas na área educacional e diferencia-se de outras áreas como a pedagogia e a didática. Ela é de suma importância para que o licenciando compreenda os fundamentos da educação e possa refletir sobre atingir seu objetivo de transmissão de conhecimento, mostrando ao aluno a diferença entre o senso comum e o senso crítico através da utilização adequada das linguagens.
Bibliografia e Sites consultados
LATERZA, Moacyr. Filosofia da Educação – Volume I. Editora Herder, SP.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/PHILOS/filed77-2.htm
[GHI] - GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é pedagogia? - http://www.centrorefeducacional.com.br/pdaguira.htm
O professor que se baseia na Filosofia da Educação pode auxiliar o aluno a discernir entre o senso comum e o senso crítico, permitindo o desenvolvimento e a evolução sócio-ambiental do discente.
O estudo do ser-no-mundo, da cultura e de seu meio aumenta a compreensão tanto do professor quanto do aluno, levando ao descobrimento de novas formas de estar no mundo.
Linguagem
A linguagem é toda expressão que tenha como objetivo a comunicação. Diversas linguagens podem ser utilizadas no processo de educação, desde a oral e a escrita, mais comuns na metodologia atual, até a dança, pintura e o teatro.
Neste campo há uma ciência específica, chamada de semiótica. Nela tempos as presenças dos sinais e dos signos, cujas diferenciações são necessárias para se entender a transmissão de conhecimento. A primeira denota os estímulos produzidos pelos objetos do mundo; já o segundo, são quaisquer estímulos percebidos pela pessoa humana.
Conclusão
A Filosofia da Educação engloba as discussões vivenciadas na área educacional e diferencia-se de outras áreas como a pedagogia e a didática. Ela é de suma importância para que o licenciando compreenda os fundamentos da educação e possa refletir sobre atingir seu objetivo de transmissão de conhecimento, mostrando ao aluno a diferença entre o senso comum e o senso crítico através da utilização adequada das linguagens.
Bibliografia e Sites consultados
LATERZA, Moacyr. Filosofia da Educação – Volume I. Editora Herder, SP.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/PHILOS/filed77-2.htm
[GHI] - GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é pedagogia? - http://www.centrorefeducacional.com.br/pdaguira.htm
3 comentários:
Tolo é aquele que um dia disse:
"Filosofia é uma coisa tal que sem a qual o mundo continua tal e qual"
Obrigado pela info Thiagão
A filosofia da educação deveria ser matéria obrigatória em todos os cursos superiores. Parabéns pelo post!
Grande Sergião!
É uma satisfação tê-lo por aqui :-)
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