domingo, 21 de setembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Parte 01

Introdução

Educar é o ato desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais do ser humano. A educação é um dos temas mais importantes do conhecimento humano, pois proporciona a separação do mundo mítico e imediatista do mundo filosófico-científico, permitindo maior compreensão do nosso mundo e acerto nas decisões que devem ser tomadas no dia-a-dia. A filosofia se volta sobre a práxis humana. Quando voltada para a educação, a filosofia reflete sobre a prática na educação.

De acordo com [GHI] “Pedagogia, didática e educação estão ligadas. Mas a filosofia da educação é um saber mais independente, que pode ou não ter um vínculo com os saberes da pedagogia e da didática, ou do saber-prático (e imediato) que faz a educação acontecer. O termo “filosofia da educação” aponta para um tipo de saber que, de um modo amplo, é aquele acumulado na discussão sobre o campo educacional. Faz assim ou para colocar valores e fins e legitimá-los através de fundamentos, ou para colocar valores e fins e legitimá-los através de justificações. Há, portanto, dois grandes tipos de filosofia da educação: a filosofia da educação que serve como fundamentação para a pedagogia e filosofia da educação que serve como justificação”.

A Filosofia da Educação permite a reflexão sobre a educação do ser humano em seus mais diversos focos; com ela, a pedagogia e a sociologia da educação também podem ser aprimoradas, questionadas e evoluírem cientificamente.

A atitude filosófica perante a educação busca a causa de determinados fatores que ocorrem nas instituições educacionais, em programas governamentais, os objetivos de determinados estudos e delineia as mudanças que devem ocorrer de acordo com os paradigmas de cada época.

O licenciando de qualquer matéria necessita conhecer as bases filosóficas que trouxeram a educação até o ponto que se encontra hoje; mais do que isso, mister se faz o conhecimento profundo dos fundamentos filosóficos educacionais para compreender seu contexto e até mesmo propor novas formas pedagógicas a fim de tornar a educação mais adequada a uma determinada realidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente, a educaçao convencional utilizada no Brasil e em muitos outros países é para robôs. Nao ensina a pensar... Somente a decorar e desenvolver temas baseados em receitas de bolo. A linha da educaçao Filosófica seria uma dádiva para a Humanidade....