1. Multimídia e o ensino de Filosofia
O processo de aprendizagem vem se reformulando nos últimos anos com a penetração cada vez maior dos computadores e dos seus usuários. Escolas que mantêm as aulas de Filosofia no formato expositivo vêm reavaliando seus procedimentos didáticos face a utilização da multimídia e o aprendizado intermediado por computador.
Multimídia é o nome dado ao conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada de todos os meios de expressão e da comunicação, como desenhos, esquemas, fotografias, filmes, animação, textos, gráficos, sons, tudo isso animado e coordenado por programas de computador, utilizando-se de todos os recursos disponíveis para a gravação e reprodução desses elementos. Mais recentemente, possibilitando a interação direta com os seus usuários e sua distribuição via ar ou cabo sem perda de qualidade [Pr].
A utilização da multimídia intermediada por computador em ambientes educacionais tem se tornado cada vez mais constante. Este recurso permite que o educando recupere informações armazenadas em bancos de dados rapidamente, resolva problemas complexos ou execute experiências por simulação, bem como interagir com outros usuários em tempo real, mesmo que distantes fisicamente. A facilidade em criar novas situações virtuais e interagir com ela leva os educandos a vivenciar conceitos abstratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário