3. Didática Multimídia
Há um largo espectro de possibilidades e modos para o envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. Hammond, citado por [IS] distingue três dimensões: controle, envolvimento e síntese.
3.1 Controle
Controle equivale ao escopo do aprendizado e a limitação de acesso aos recursos materiais e computacionais dos quais o estudante se utiliza. A liberdade de ação varia bastante, desde um esquema de controle passo a passo via instrução programada rígida, via procedimentos de programa ramificados, tours guiados com sequências fixas mas opcionais, até ferramentas de navegação (visão geral, mapas, índices) e completa liberdade para vagar à vontade no hiperespaço.
3.2 Envolvimento
Envolvimento se refere à extensão em que o estudante é envolvido no processo de aprendizagem. Em outras palavras, envolvimento significa em que grau o estudante deve processar o material ativamente em vez de fazê-lo passivamente. Talvez o estudante tenha que resolver problemas, executar experimentos de simulação, participar em jogos de aprendizagem competitivos, ou se ocupar de tarefas externas ao computador.
3.3 Síntese
Síntese se refere à natureza da atividade de aprendizagem. O estudante pode ter permissão apenas para ver apresentações preparadas, ou ele pode ser motivado à fazer anotações, ou podem lhe pedir que crie a própria apresentação usando o material de informação disponível de acordo com suas metas e idéias pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário