4. Utilizações práticas
O uso da multimídia em aulas de Filosofia auxilia na visualização dos conceitos abstratos e permite que o usuário interaja com outros estudantes e professores.
Algumas ferramentas multimídia permitem a aproximação entre o educando e seu objeto de estudo, dentre as quais são destacadas a vídeo-conferência e a lousa eletrônica.
4.1 Vídeo Conferência
De acordo com [RB], esta ferramenta:
- “Permite ‘em tempo real’ estabelecer contato visual entre os estudantes e o instrutor ou entre estudantes localizados em sítios remotos.
- Suporta o uso de diversos meios de comunicação: lousa, documentos eletrônicos, escritos à mão e vídeos que podem ser incorporados na transmissão.
- Permite a conexão com especialistas localizados em outras áreas geográficas.
- Pode proporcionar acesso a estudantes com um impedimento físico.
- Fornece um acesso adicional aos estudantes de sítios remotos.”
[RB] ainda tece algumas limitações quanto ao seu uso:
- “Custos iniciais dos equipamentos, linhas de transmissão e suporte computacional podem ser altos.
- Os Codec ainda são de fato incompatíveis. Embora os protocolos permitam as comunicações, essas só se realizam até certo grau.
- Os estudantes remotos podem permanecer desvinculados do curso.
- A falta de preparo dos vídeos, escritos e documentos; os estudantes podem perder um tempo valioso ao lê-los ou tentar entendê-los.
- Se a transmissão tem inconvenientes os estudantes podem observar as imagem com fantasmas, mais ainda em tempo real.”
Por outro lado, a multimídia interativa, como método audiovisual, marca a virada no processo pedagógico, pois faz progredir os conceitos de interatividade, autonomia do estudante, interface interativa e uso de metáforas. [PM]
Nenhum comentário:
Postar um comentário