sábado, 30 de agosto de 2008

AÇÕES QUE PERMEIAM O PLANEJAMENTO

1. Ensino Médio

A escola pesquisada fica em um bairro de classe-média/alta na cidade de Campinas / SP.

A sistemática de planejamento vivenciada na escola é baseada em um planejamento feito no início do ano letivo e acompanhada através de reuniões (HTPC). Segundo a diretora da escola, o escopo das matérias é quase que totalmente executado, sendo que a abordagem chega a 94% do proposto no planejamento inicial.

Os documentos nos quais a escola se baseia para a construção de sua proposta pedagógica são: a LDB, atas de reuniões com pais e mestres e divulgação de tópicos de "vestibulinho" para cursos profissionalizantes.

o diagnóstico, a discussão, a elaboração e avaliação da proposta pedagógica iniciam-se com a coordenadora pedagógica, que verifica o cronograma e o andamento das aulas, acompanha o desenvolvimento das aulas e avalia mensalmente os rumos que os professores estão tomando. Segue com a corroboração da diretora e é discutida com os professores.

Os planos de ensino são feitos a partir dos professores e revisto pela coordenadora pedagógica. São feitos por disciplina, para cada série.

2. Cursos de Graduação

Os cursos de graduação foram pesquisados em uma faculdade destinada ao público de classe média/baixa na cidade de Campinas/SP.

A elaboração dos planos de ensino é baseada nas tendências de mercado, possuindo integrações vertical (uma seqüência de conteúdos entre as séries/ciclos) e horizontal (entre as disciplinas/áreas do currículo na mesma série). Por exemplo, no primeiro ano, há o início da matéria Cálculo (que se estende por mais dois anos, sequenciada) e em paralelo há disciplinas como Estrutura de Dados e Algoritmos (computação) que implementam os cálculos em sistemas computacionais.

As aulas têm sido planejadas a partir de um livro base, que norteia o conteúdo das disciplinas. O preparo das aulas envolve a utilização de multimídia (slides de apresentação), vídeos e demonstrações em sala dos principais programas abordados.

O trabalho planejado é avaliado através de pesquisas que o diretor passa em sala de aula. São avaliadas desde as estruturas físicas da faculdade (estacionamento, lanchonete, banheiros) até a condução das aulas. O cronograma e os conteúdos são avaliados através do planejamento feito no início do ano, situando semanalmente a matéria que deveria estar sendo ministrada.

As áreas de estudo têm abertura para elaborar propostas para a avaliação das aulas dadas, mas não foi observado nenhuma ação neste sentido.

Segundo nossas observações, a prática relatada pelos profissionais da escola pode ser transformada para melhor com a redução do número de alunos em sala de aula. Muitas turmas possuem um número excessivo de alunos (em torno de 60), o que dificulta qualquer atividade pedagógica que demande o acompanhamento pelo professor.

3 comentários:

Anônimo disse...

O planejamento é fundamental para o bom desenvolvimento da Escola.

Anônimo disse...

A escola deve ter gestores ao invés de simples diretores, não?

Anônimo disse...

Eu to vendo...