quinta-feira, 3 de julho de 2008

[Livros]: DISCURSO DO MÉTODO - RENÉ DESCARTES - Parte 01

René Descartes (1596/1650) foi filósofo, físico e matemático francês, buscando sempre o rigor matemático e notabillizando-se pelo trabalho na filosofia e na ciência.Também conhecido como fundador da filosofia moderna é considerado como um dos maiores expoentes do pensamento ocidental.

Primeira Parte

Inicia-se com a afirmação de que “inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso,visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem”.
Entretanto as maiores almas também possuem grandes vícios e grandes virtudes, sendo então insuficiente ter o espírito bom. Mesmo com grande carga de estudos e viagens, muitas dúvidas ainda estão presentes no pensamento de Descartes. Porém, a certeza e as evidências proporcionadas pela matemática são um deleite para ele.

O melhor resultado para a obtenção de resultados foi a decisão de estudar a si mesmo e de empregar todas as forças de meu espírito na escolha dos caminhos que iria seguir. “Isso, a meu ver, trouxe-me muito melhor resultado do que se nunca tivesse me distanciado de meu país e de meus livros”. (pag. 06)

Nenhum comentário: