sábado, 19 de julho de 2008

O MILAGRE NO PENSAMENTO DE BLAISE PASCAL - Parte 2

1.1 Vida e obra de Pascal

Blaise Pascal nasceu em Clermont-Ferrand em 19 de junho de 1623, filho de Étienne Pascal e Antoinette Bégon. Desde muito jovem chamava a atenção tanto pelas respostas que dava a certas questões e pelas perguntas que fazia sobre a natureza das coisas. Seu pai era matemático e teve grande influência nos estudos de Pascal.

Completos dezesseis anos, escreveu o Tratado Sobre as Cônicas. Seu gênio matemático precoce concretizou-se aos seus dezenove anos, quando inventou uma máquina aritmética, que permitia que se fizessem operações sem lápis ou papel. Este foi o grande considerado um grande marco para a época, pois transformava a máquina em ciência. A construção da máquina foi bastante árdua e levou dois anos de intensos trabalhos para ser completada. A partir de então, houve o comprometimento de sua saúde, que se tornou bastante frágil. [PP]

A partir de 1952 passou a se interessar por problemas matemáticos relacionados aos jogos de dados. Suas pesquisas permitiram a formulação de um cálculo de probabilidades que foi denominado Aleae Geometria (Geometria do Acaso), o que gerou o comumente chamado Triângulo de Pascal (uma tabela numérica que, entre outras propriedades, permite calcular as combinações possível de m objetos agrupados n a n).

Escreveu ainda o Tratado sobre as Potências Numéricas, que aborda o início dos cálculos infinitesimais.

Nenhum comentário: