PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
É nítida a presença do autor nas três obras, sempre havendo uma introdução sobre os mais diversos assuntos, trazendo alguns dados do senso comum, para depois haver o desenvolvimento de um pensamento filosófico sobre a viabilidade das teses. Especialmente na obra de Morente, prima-se pela didática, mostrando a evolução do pensamento humano, os fatores que levam à determinadas conclusões e as falhas que podem existir em determinadas situações. O autor ainda permite-se discordar das conclusões de autores em estudo e usa a primeira pessoa constantemente, como no trecho a seguir:
“Seria muito longo e não pouco complicado expor aqui as razões que me levaram à definição que vou dar do clássico (...) o conceito do clássico pode reduzir-se a três notas características: primeira, predomínio da atenção ao universo e diferencial sobre a atenção ao comum ej geral;, segunda, a intuição das hierarquias dominantes nas distintas formas de realidade; e terceira, respeito à objetividade. “ ( [MMG], pág. 114).
Outra característica que posso apontar é a objetividade dos autores. Nas três obras é constante o bom esclarescimento das questões e a assertividade dos textos, mostrando os raciocínios com grande destreza, como no trecho à seguir:
“Devemos considerar a questão de vocabulário mínimo. Chamo vocabulário mínimo àquele que não contém palavra alguma suscetível de definição verbal em termos de outras palavras desse vocabulário. Depois vocabulário mínimos que tratam do mesmo assunto talvez não sejam iguais. (...) Foi um grande feito da Física clássica quando de definiram todas as unidade em termos de unidades de massa, comprimento e tempo". [RB], pág. 99.
O sujeito de identificação participadora é constante, mostrando a exibição de uma consciência de um caso particular com o intuito de atingir um alcance universal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário