O pensamento filosófico
Inicia-se, então, um avanço do pensamento poético, recheado de alegorias dos mitos, para um pensamento filosófico, racional. Era a ascensão do logos sobre a mitologia. Assim, se entende que houve uma passagem de um modo de pensar baseado pela força da narrativa (tradição oral) para um conhecimento pautado pelo discurso (lógico e argumentativo). Os gregos tiveram então, o surgimento de um pensamento que mudava o paradigma da época, procurando entender a vida e os fatos do mundo de forma mais sistemática (com relações de causa e efeito) com forte reflexão sobre na natureza externa. Este pensamento é recheado de questões cosmológicas.
A idéia central era a de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos. Filósofos naturalistas Os primeiros filósofos questionavam a forma como os fenômenos da Natureza ocorriam, tirando todas as alegorias que existiam em volta deles. Uma das maiores dúvidas destes primeiros filósofos era a origem de tudo, ou seja o que era o arch (arqué). Qual a substância que era o ponto de partida para todas as outras?
Vários pensadores apresentavam seus pontos de vista, dentre eles, os seguintes:
Tales de Mileto (630-545 a.C.) : defendia que o arqué era a água.Anaximandro (610 - 545 a.C.): desenvolveu sua teoria de que o arqué não se constitui de elementos materiais, como ar, água, terra ou fogo, mas é um elemento indeterminado (apeiron: apeiron), algo indefinido, infinito, universal.
Anaxímenes (séc. VI a.C.): atribuía a arque ao ar (pneuma: pneuma) ou espírito. Os elementos da natureza seriam feitos a partir da condensação deste elemento
Pitágoras (570 - 490 a.C.): via a arqué como mônada (monada), ou seja, um o elemento indeterminado, que serve de substrato material aos números. Os números estão presentes e dão origem aos pontos, linhas, formas, figuras planas, espaciais, dos quais procede tudo o que existe.
Heráclito (540- 476 a.C.): Para ele, a arque era o fogo e desenvolveu o raciocínio de que tudo está em constante devir (panta rei: panta rei).
Parmênides (515 - 440 a.C.): Afirmava que a arqué era o ser. Para ele o ser existe e o não-ser não existe, conseqüentemente não existe mudança real, em contraposição a Heráclito. Para Parmênides o ser é único, imóvel, imutável, invariável, eterno.Demócrito (461 - 361 a.C.): A arqué era o átomo (atomo), sendo tudo constituído por ele, até mesmo os deuses.
Esta nova forma de pensamento trouxe para a Filosofia o desenvolvimento das ciências naturais, iniciando uma revolução no pensamento ocidental.
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