Conclusões
O nascimento da Filosofia foi propiciado por uma série de fatores que ocorriam na sociedade grega por volta dos séculos VI e VII a.C. O contato com outras culturas, o desenvolvimento do comércio e as necessidades de expansão das navegações tornaram fecundos os questionamentos racionais sobre o mundo percebido pelas pessoas naquele ponto do espaço-tempo. Os mitos, que explicavam a origem e a ordem do mundo posto, deram lugar ao pensamento racional, sendo possível o alcance do entendimento ao homem a partir de seus pensamentos, não mais por revelações divinas.
Os primeiros filósofos voltavam suas atenções para a natureza e encontravam, durante suas reflexões, a necessidade de estabelecer qual era o princípio gerador de tudo. Este princípio é chamado de arqué. Muito foi desenvolvido a respeito deste conceito, tendo os mais variados elementos defendidos pelos filósofos: a água, o ar, o fogo, os números, o átomo. Porém, esta é uma discussão que se apresenta até nossos dias, sem uma conclusão satisfatória. Este tipo de pensamento racional deu origem às ciências naturais, que estão presentes em nossos estudos cotidianos até os dias de hoje.
A investigação dos fenômenos naturais e o espírito crítico dos primeiros filósofos ainda permanecem presente entre nós, permitindo o avanço do pensamento humano e o conhecimento do mundo no qual estamos inseridos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário