Tipos de Reforço
O estímulo reforçado foi chamado por Skinner de reforço, ocorrendo a existência de dois tipos de reforços: o positivo e o negativo. O reforço positivo aumenta a possibilidade de que o comportamento se repita e o reforço negativo, que não ocorra novamente.
A punição não deve ser confundida com reforço negativo. Ela está ligada a um desprazer (estímulo) que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo ocorre pela ausência (retirada) do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.
Um exemplo do aspecto anti-pedagógico da punição, citado por Skinner:
"O pai reclama do filho até que cumpra uma tarefa: ao cumpri-la, o filho escapa às reclamações (reforçando o comportamento do pai). Um professor ameaça seus alunos de castigos corporais ou de reprovação, até quem resolvam prestar atenção à aula; se obedecerem estarão afastando a ameaça de castigo (e reforçam seu emprego pelo professor). De um ou outra forma, o controle adverso intencional é o padrão de quase todo o ajustamento social - na ética, na religião, no governo, na economia, na educação, na psicoterapia e na vida familiar.”
Outro tipo de reforço é a Extinção, que se apresenta quando um estímulo que previamente reforçava a conduta deixa de atuar.
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