Ente, Ato de ser e existência
O método filosófico, como vimos, é o da indução e o da dedução [In De Trin.lec2,q2,a1,c3]. No método resolutivo ou indutivo, o procedimento é partir da análise dos efeitos à causa. Neste procedimento o Aquinate constrói a sua metafísica do ser, cujo cume efetua uma resolução global de tudo o que existe por participação naquilo que existe por essência e tudo o que é devir no ser [De subst. sep.c9,n94]. O método filosófico é posto a serviço da teologia. O método próprio da teologia é o resolutivo ou dedutivo, ou seja, o que vai dos princípios universais e simples dos quais derivam todos os outros [STh.I-II,q14,a5,c].
O que move o teólogo a argumentar não são os primeiros princípios metafísicos, mas os artigos de fé. Contudo, o Aquinate compõe a sua demonstração teológica com uns e outros, harmonizando-os [In De Trin.proem.q2,a2]. Por meio dos artigos de fé, o crente pode vir a chegar a outras conclusões, discorrendo dos princípios às conclusões [In De Trin.proem.q2,a2]. Por isso, a teologia é, também, ciência e todas as demais ciências a ela subordina, porque seus princípios se subordinam, na demonstração, aos princípios da teologia, que são os artigos de fé [STh.I,q1,a2,c].
Ao método dedutivo junta-se à metodologia teológica tomista o argumento de autoridade, cuja autoridade é a Sagrada Escritura. O método indutivo da filosofia é instrumento do da teologia. A filosofia mediante o seu método pode demonstrar os prâmbulos da fé, mas não os artigos de fé, que são dados revelados pela Escritura. O método filosófico pode indicar certa conveniência dos fatos da fé, tentar dar uma explicação limitada pelo intelecto e demonstrar a conexão entre os artigos de fé. Por via negationis o método de demonstração filosófico pode estabelecer como os argumentos contrários aos artigos de fé são falsos e inconclusivos [In De Trin.proem.q2,a3].
Em qualquer caso, o método filosófico é fundamental para a demosntração teológica. Com ele, são igualmente importantes os princípios da metafísica tomista, porque são os elementos de toda e qualquer ulterior demosntração. As noções de primeiros princípios, ente, ato de ser, essência e existência são fundamentais para a metodologia tomista.
Um comentário:
A metodologia tomista envolve muito sobre a metafísica pq ele queria enfiar Deus em todas as brechas que Aristóteles deu...
Postar um comentário